Book Boost Overview – PORTUGUESE

Desafio Book Boost: Access For All

Descrição geral do desafio

Book Boost: Access for All Challenge logoA aprendizagem da leitura é um processo transformador que influencia a possibilidade de a criança alcançar todo o seu potencial ao longo da vida. Contudo, cerca de 250 milhões de crianças, no mundo inteiro, com idades de frequentar a escola primária não são capazes de reconhecer letras e números básicos, mesmo que metade tenha já frequentado a escola durante um período mínimo de quatro anos.[1] Apesar da importância dos livros na fomentação das competências fundamentais de literacia, existe uma forte escassez mundial de livros infantis nas diferentes línguas maternas. Quanto ao número estimado de 19 milhões de crianças, em todo o mundo, que são cegas ou têm visão reduzida[2], ou mesmo os milhões de crianças com outras deficiências, tal como a incapacidade de leitura de material impresso, a escassez de livros de qualidade em formatos acessíveis é ainda mais acentuado.

As tecnologias atuais permitem que as editoras publiquem livros acessíveis, concebidos para leitura acessível a qualquer pessoa, incluindo para as pessoas com incapacidades de leitura de material impresso. Porém, não se está a tirar partido destas tenologias.

De forma a colmatar estas lacunas, os projetos All Children Reading: A Grand Challenge for Development (ACR GCD) e Pearson’s Project Literacy estão a lançar o Desafio Book Boost: Access For All, com o intuito de incentivar a inovação no espaço editorial. O desafio procura modelos de negócio baseados na otimização e no aumento da quantidade de livros acessíveis na fase de desenvolvimento de títulos da cadeia de valor dos livros.

Os parceiros do concurso acreditam que as soluções propostas no desenvolvimento de títulos irão melhorar toda a cadeia de valor dos livros, resultando num processo mais rentável. Uma cadeia de valor eficiente aumentará o número de títulos novos de qualidade e acessíveis, disponíveis a todas as partes interessadas envolvidas na distribuição dos livros.

 

Poderá encontrar todos os detalhes do concurso no dia 26 de outubro de 2017 em https://allchildrenreading.org/challenge/book-boost-access-challenge/

 UNESCO. (2014a). Teaching and learning: Achieving quality for all (Ensinar e aprender: alcançar a qualidade para todos). EFA Global Monitoring Report (Relatório Mundial de Acompanhamento do Programa Educação para Todos).

 OMS. (2014). Visual Impairment and blindness (Cegueira e deficiência visual).

Print Friendly, PDF & Email